Pular para o conteúdo

Prazer:

Esta é a palavra que melhor descreve o ato de fumar um cachimbo.

Fumar cachimbo é uma arte que qualquer pessoa pode dominar, requer somente um pouco de prática. Diferentemente do cigarro, o cachimbo deve ser fumado de forma calma e tranquila e nunca em tragadas rápidas.

Como colocar o fumo e acender…

  • A perfeita distribuição do fumo no cachimbo é muito importante para que ele queime por igual e suavemente;
    Comece por encher o cachimbo pela metade com o fumo um tanto solto, em quantidades pequenas, socando um pouco mais, e termine compactando-o ao final.
    Um cachimbo que contenha o fumo muito socado dificultará a passagem de ar, enquanto um cachimbo com o fumo muito solto tem tendência a se apagar (ou queimar muito rapidamente), havendo necessidade de ser reacendido.
    Recomendamos os fósforos especiais para cachimbo, pois ficam mais tempo acesos do que os tradicionais, diminuindo o risco de queimar os dedos de quem está usando. Os isqueiros para cachimbo certamente podem ser usados também.
    Acenda toda a área de superfície do fumo dentro do fornilho com uma chama alta (a técnica de se acender um cachimbo é puxando o ar de maneira uniforme na primeira tentativa de acendê-lo). A superfície do fumo tende a se elevar quando está começando a queimar, devido ao calor. Utilize um utensílio apropriado, ou sua caixa de fósforos para pressionar novamente o fumo, caso contrário, o cachimbo poderá se apagar.

    A perfeita distribuição do fumo no cachimbo é muito importante para que ele queime por igual e suavemente;

  • Comece por encher o cachimbo pela metade com o fumo um tanto solto, em quantidades pequenas, socando um pouco mais, e termine compactando-o ao final.
  • Um cachimbo que contenha o fumo muito socado dificultará a passagem de ar, enquanto um cachimbo com o fumo muito solto tem tendência a se apagar (ou queimar muito rapidamente), havendo necessidade de ser reacendido.
  • Recomendamos os fósforos especiais para cachimbo, pois ficam mais tempo acesos do que os tradicionais, diminuindo o risco de queimar os dedos de quem está usando. Os isqueiros para cachimbo certamente podem ser usados também.
  • Acenda toda a área de superfície do fumo dentro do fornilho com uma chama alta (a técnica de se acender um cachimbo é puxando o ar de maneira uniforme na primeira tentativa de acendê-lo). A superfície do fumo tende a se elevar quando está começando a queimar, devido ao calor. Utilize um utensílio apropriado, ou sua caixa de fósforos para pressionar novamente o fumo, caso contrário, o cachimbo poderá se apagar.

Técnicas para fumar…

  • É mais aconselhável deixar o cachimbo se apagar do que tentar deixá-lo aceso com tragadas rápidas. Desta forma a fumaça não ficará tão quente a ponto de queimar sua língua.
  • Nunca bata o cachimbo para esvaziá-lo, use um Utensílio apropriado para limpá-la. Desta forma você manterá o formato da cabeça do cachimbo e evitará a quebra do cabo.
  • Se desejar esvaziar o cachimbo batendo-o, segure-o pela cabeça e nunca pelo cabo.

Como amaciar…

  • Muitos cachimbos atualmente já têm tratamento prévio, o que significa que já foram parcialmente amaciados.
  • O cachimbo tem um sabor agradável logo no primeiro uso.
  • Após algum tempo de uso, o cachimbo terá uma camada de carvão de aproximadamente 1mm, sendo este tradicionalmente um sinal de que o cachimbo já está amaciado, e pronto para oferecer ao fumante seu melhor sabor.

Como Conservar…

  • Use sempre uma escova de cachimbo, preferencialmente após cada uso. Com este processo, você estará removendo qualquer felpa que, porventura, tenha se alojado em seu cachimbo.
  • Se a camada de carvão no fornilho ficar muito grossa, use um escareador ou uma faca de ponta arredondada para remover o excesso.
  • Um cachimbo deve estar sempre seco antes de ser reutilizado. Por esta razão, os fumantes de cachimbo possuem vários modelos diferentes, tendo sempre à sua disposição, um que se encontre seco e resfriado.
  • Para sua maior conveniência, utilize uma bolsa em que possa alojar o cachimbo, a escova do cachimbo, o fumo, filtros, etc.

Tipos de cachimbo

  • O uso de cachimbos com filtros está se tomando mais comum, e muitos dos cachimbos atualmente oferecem a opção de serem fumados com ou sem filtro.
  • O filtro oferece várias vantagens: ele absorve o óleo do cachimbo, reduzindo o risco deste óleo chegar à boca de quem está fumando; também produz uma sensação mais suave e refrescante, acentuando o sabor do fumo. O filtro deve ser substituído após 5-10 trocas de fumo.

Escolha o seu:

“Um cachimbo para cada personalidade”

a) Apple – Com a cabeça ligeiramente arredondada, lembra o formato de uma maçã. O cabo normalmente é reto, porém alguns modelos tem cabo levemente curvado.

b) Billiard – Este é o cachimbo clássico, o modelo que deu origem a todos os cachimbos modernos. Com um tamanho mediano de cabeça, ele é apropriado para a maioria das pessoas, inclusive principiantes.
c) Billiard Bent/Classic Bent – Como seu nome sugere, este é o modelo clássico com algumas características do modelo Billiard.
d) Canadian – Visto por muitos como o mais elegante e clássico de todos os modelos. Tem um cabo singularmente longo e uma piteira curta.
e) Bulldog – A cabeça é arredondada e sua parte inferior é esculpida de forma característica. Nos modelos em que o cabo é curvo, dá-se o nome de Bent Bulldog.